quinta-feira, 4 de setembro de 2008

rd 135 rd135z



Em 1988 a Yamaha Motor do Brasil efetua uma leve reformulação nos modelos de baixa cilindrada. A cilindrada aumenta para 135 centímetros cúbicos, devido ao aumento do diâmetro do pistão (exatos 2 mm), mantendo o mesmo curso. Consequentemente a potência aumentou levemente bem como o torque. Não houve reformulações estéticas além do grafismo, mas reformulações mecânicas: além do aumento da cilindrada, a RD135Z recebeu novo escapamento e nova regulagem do carburador. Estas alterações garantiram a RD135 a potência de 16CV e a RD135Z potência de 18CV. O desempenho se tornou ainda melhor com estas alterações mecânicas, mas os problemas continuaram: alto consumo de combustível (em média 24km/l, demasiado alto para uma motocicleta de baixa cilindrada) e alto índice de poluentes.


encerramento da produçao


Em 1993 é encerrada comercialização da RD135Z. Após 11 anos de mercado e muito sucesso, especialmente com os jovens, a Yamaha decide investir apenas na RD135, por ser a motocicleta mais acessível da yamaha e mais vendida. Criando uma lacuna em seu catálogo, a Yamaha cede ainda mais espaço às concorrentes, pois a RD135 cada vez mais foi deixando de ser uma motocicleta competitiva. Em 1999 é encerrada a produção da RD135. Após 17 anos de mercado, mostrava claros sinais de envelecimento: linhas antiquadas para a época, alto consumo de combustível e pouquíssimas reformulações. Foram os motivos suficientes para a Yamaha encerrar as vendas em 1999 da penúltima motocicleta com motor a dois tempos no Brasil, no ano seguinte seriam encerradas as vendas da yamaha dt 200 bem como saíra de catálogo a DT180 em 1997. Apesar de estar fora do mercado há anos, as pequenas motos Yamaha com motor a dois tempos deixaram sua marca e seu carisma. Apreciada especialmente pelos jovens, muito usada em corridas de rua e de pista as "RDzinhas" como foram conhecidas deixaram sua marca no mercado. Hoje em dia há legiões de fãs destas motocicletas, que não deixam acabar-se o símbolo de uma época.

Um comentário:

AkAtUdOtEm disse...

Essa moto é muito boa, tenho uma RD135Z 89 / 89 e não troco por nada, ja investi muito nela fis todinha ela, hoje toda certinha sem ta mexida com cano original não tem Fazer e Twister que não fique comendo fumaça ( elas estando original, não mexida assim como a minha ), e essa história de que 2 tempos não presta na estrada, que mentira; no verão vou pra praia todo o fim de semana são 150 Km, numa média de 120 a 140 km / h com a namorada junto e não tem problema nenhum.
Resumo: É excelente e não troco por nada.