quinta-feira, 4 de setembro de 2008

yamaha rd 350 ( VIUVA NEGRA )




Seu Motor

Seu motor 2T produz 55cv e sua velocidade máxima é de 199 km/h. Sua aceleração de 0 à 100km/h é de 5,4s, e seu consumo médio na cidade fica entre 12km/l e 14km/l. Extremamente veloz, sua principal concorrente no Brasil era a Honda CBX 750. Não raramente aconteciam disputas para ver quem era a mais rápida. Disputas essas sempre apertadas, não dando muita margem nem para RD350, nem para CBX 750, se julgar absoluta sobre a outra. Porém, dada a facilidade do motor 2T em se extrair potência, as RD 350 "envenenadas" acabavam por vencer a grande maioria das disputas.


O Mito

A Yamaha RD350 foi a primeira moto 2T a utilizar o sistema YPVS (Yamaha Power Valve System), que consiste em uma válvula controlada por um microprocessador. Essa válvula localiza-se na saída de escape do cilindro, e varia sua abertura para dar maior compressão em baixas rotações. Dessa forma minimiza uma das características dos motores 2T, que é a falta de torque em baixas rotações. Conforme aumenta o giro do motor, essa válvula se abre progressivamente a partir de 5.500rpm até 9.000rpm, quando ela está totalmente aberta. Esse sistema acabou sendo implantado pelas demais marcas, porém com nomes diferentes, e algumas sutis alterações.
Também foi a moto pioneira no mundo no uso do quadro de berço-duplo e suspensão traseira mono-amortecida de série. Seu quadro foi o precursor dos famosos quadros DeltaBox de alumínio desenvolvidos pela Yamaha, e posteriormente utilizados pelas demais marcas. Vinha equipada com 3 freios à disco, e rodas de alumínio.

2 comentários:

Unknown disse...

eSSa moto é eSpecial...
naoOo conheço pessoalmente...
maIs pelo geito deve ser uma
mAquinah...

ViictÕr disse...

voce pode ater nao acreditar
mas essa moto tem apenas 350cc e aguenta rachar com uma cbx750 conhecida como sete galo