quinta-feira, 4 de setembro de 2008

yamaha yfz-r1




Quem bater o olho no modelo 2007 da Yamaha YZF-R1, que acaba de desembarcar no país, pode pensar que ele sofreu apenas um face-lift. Ledo engano. A cultuada superesportiva está totalmente nova, trazendo a experiência das pistas e também as dicas do heptacampeão mundial de motociclismo Valentino Rossi, piloto da categoria MotoGP.A começar pelo motor, um dos itens mais importantes neste segmento onde desempenho é tudo. Quando trocou a Honda pela marca dos diapasões, Rossi quis que o motor de cinco válvulas por cilindro fosse aposentado. Pedido concedido. A sua Yamaha M1 de competição adotou quatro válvulas por cilindro. Essa opção chega agora às motos de rua.O motor manteve o mesmo diâmetro e curso (77 x 53.6mm), mas todo o resto é inédito. Além do cabeçote de quatro válvulas e um novo desenho da câmara de combustão, a grande novidade fica por conta do duto de admissão variável, chamado de YCC-I (Yamaha Chip Controlled Intake). Solução já utilizada em carros esportivos, chega pela primeira vez em uma moto de série. Trata-se de um sistema que controla eletronicamente o comprimento do duto de admissão, feito em resina plástica, de acordo com a rotação do motor. A equação é a seguinte: um duto maior oferece melhor desempenho em baixas rotações, já um duto menor garante alimentação para o motor em altas rotações. Com isso, a Yamaha R1 deve ter o motor sempre cheio. As maravilhas da eletrônica em ação. Tudo isso controlado pelo piloto instintivamente, por meio do acelerador sem cabos, agora eletrônico – chamado de ride-by-wire nos carros, e do YCC-T (Acelerador Yamaha controlado por Chip). Esse conjunto garante, na R1 2007, maior precisão nas acelerações.Outra novidade é a embreagem anti-bloqueio, tecnologia oriunda das pistas. Sem falar nas entradas de ar mais eficientes, que também contribuíram para melhorar a admissão, e nos escapes que facilitaram a exaustão, etc. Para quem é prático e gosta de números: o resultado desse novo motor são 5 cv a mais, agora o motor de quatro cilindros em linha da R1 2007 oferece 180 cv a 12.500 rpm – isso sem contar a indução direta de ar que funciona apenas em altas velocidades e faz com que o motor produza 189 cv!

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